Em até 20 dias*, em média, você recebe seu Bilhete e já pode economizar com transportes
Receba seu Bilhete de Professor na instituição de ensino que você trabalha.
Primeira via e revalidação 100% online e você recebe seu cartão bloqueado na instituição de ensino que você trabalha.
Confira algumas dúvidas frequentes.
É um cartão para o acesso ao professor que possui os requisitos necessários ao benefício do desconto de até 50% nas passagens do Sistema Estadual de Transporte Público Metropolitano Metroferroviário (Metrô e CPTM). Ressaltamos que o professor não tem direito às cotas para uso nos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo Público de Passageiros na Cidade de São Paulo, nem a gratuidade.
O Bilhete do Professor pode ser solicitado por professores do Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Superior ou Técnico/Profissionalizante autorizados, reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades competentes, ministrados por instituições de ensino da rede pública ou privada, cadastradas no Sistema de Bilhetagem Eletrônica – SBE da SPTrans.
Deverá existir oferta de transporte (Metrô ou CPTM) no percurso de ida e volta entre a residência do professor e a Unidade de Ensino, no Município e Região Metropolitana de São Paulo incluindo as cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Grande Paulista e Jundiaí.
Para a 1ª via ou revalidação do Bilhete do Professor é cobrado o valor correspondente a 5 tarifas de ônibus vigentes (R$22,00).
Já para a emissão de 2ª via, é cobrado o valor correspondente a 10 tarifas (R$44,00).
O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, boleto bancário ou PIX.
Não é possível. Esse benefício está disponível exclusivamente no Bilhete do Professor.
A legislação que concede e regulamenta o benefício estabelece que para ter direito o professor precisa lecionar em cursos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissionalizante, Ensino Superior e Tecnológico, na rede pública municipal, estadual e federal ou na rede privada de ensino, cujos cursos sejam devidamente autorizados, oficialmente reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades competentes.
Após a confirmação do pagamento, sua documentação será conferida.
Em caso de reprovação, você receberá pelo e-mail cadastrado o motivo da recusa. O processo de solicitação do benefício só tem andamento após a aprovação dos documentos.
O prazo médio para a entrega do Bilhete do Professor na Instituição de Ensino é de até 20 dias úteis, após confirmação do pagamento e aprovação da conferência.
Se após o prazo de entrega, a Instituição de Ensino na qual você leciona e está cadastrado(a), alega não ter recebido o seu bilhete, solicite que a Direção (Ou representante credenciado(a), junto à SPTrans), informe o não recebimento do bilhete através do Portal SP156, para que o Setor de Atendimento da SPTrans, tome as providências cabíveis e necessárias.
No Portal SP156, os responsáveis pela Instituição de Ensino devem selecionar a opção de serviço "Bilhete Único Estudante ou Professor - Solicitar suporte as escolas".
Realize um agendamento através do site clique aqui e dirija-se ao Posto Central (Rua Boa Vista, 274) na data e horário agendado. Lembrete: você deve levar o seu cartão para análise. Se não for possível realizar a restauração, o cartão será substituído. Quando constatado que o problema ocorreu por falha técnica, a 2ª via é gratuita.
Após a solicitação, o processo de cancelamento é irreversível. Solicite a 2ª via.