Bilhete Único
do Professor

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Ainda ficou com dúvida?

Confira algumas dúvidas frequentes.

É um cartão para o acesso ao professor que possui os requisitos necessários ao benefício do desconto de até 50% nas passagens do Sistema Estadual de Transporte Público Metropolitano Metroferroviário (Metrô e CPTM). Ressaltamos que o professor não tem direito às cotas para uso nos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo Público de Passageiros na Cidade de São Paulo, nem a gratuidade.

  • Lecionar em cursos autorizados na legislação para a concessão do benefício, quais sejam: Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Ensino Técnicos e Profissionalizantes.
  • Residir a uma distância não inferior a 1 (um) quilômetro da Unidade de Ensino.
  • Existir oferta de transporte (Metrô ou CPTM) no percurso de ida e volta entre a residência do professor e a Unidade de Ensino, no Município e Região Metropolitana de São Paulo.

  • Informe a Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete do Professor no ano vigente;
  • Aguarde o envio dos seus dados à SPTrans pela Unidade de Ensino. Você pode acompanhar essa etapa por aqui mesmo, basta iniciar o processo de solicitação e digitar RG e CPF para conferir se você já pode emitir o Bilhete Único de Professor;
  • Pague o valor correspondente a 5 tarifas de ônibus vigentes, por PIX, cartão de crédito ou boleto.
  • Após a conclusão dessas etapas o cartão será encaminhado para a sua unidade de ensino, em até 7* dias, a partir da confirmação de pagamento do pedido.

Não é possível. Esse benefício está disponível exclusivamente no Bilhete do Professor.

A legislação que concede e regulamenta o benefício estabelece que para ter direito o professor precisa lecionar em cursos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissionalizante, Ensino Superior e Tecnológico, na rede pública municipal, estadual e federal ou na rede privada de ensino, cujos cursos sejam devidamente autorizados, oficialmente reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades competentes.

Para a 1ª via ou a revalidação do Bilhete do Professor é cobrado o valor correspondente a 5 tarifas de ônibus vigentes.

A aprovação ocorre logo após o envio do arquivo. Em caso de reprovação, o professor recebe pelo e-mail cadastrado o motivo da recusa. O processo de solicitação do benefício só tem andamento após a validação dos documentos e da foto.

Você deve solicitar a sua 2ª via através do site . O cartão deverá ser retirado, no Posto Central (Rua Boa Vista, 274), após 3 dias úteis a partir da confirmação de pagamento do pedido. Lembrete: para a retirada do seu cartão é necessário realizar um agendamento através do link .

Realize um agendamento através do site clique aqui e dirija-se ao Posto Central (Rua Boa Vista, 274) na data e horário agendado. Lembrete: você deve levar o seu cartão para análise. Se não for possível realizar a restauração, o cartão será substituído. Quando constatado que o problema ocorreu por falha técnica, a 2ª via é gratuita.

Após a solicitação, o processo de cancelamento é irreversível. Solicite a 2ª via.